Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Translate to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese


Total de visitas: 12158
Pontos de Interesse

O Monte das Sorraias encontra-se a cerca de 14km de distância da linda vila de Castro Verde.

Tem inúmeros pontos de interesse que pode visitar, e ficar a conhecer um pouco mais da história do Alentejo.

Iremos destacar alguns dos pontos mais interessantes :


 

Basílica Real de Castro Verde

A Igreja de Nossa Senhora da Conceição, também referida como Igreja Matriz de Castro Verde e Basílica Real de Castro Verde, localiza-se na freguesia e vila de Castro Verde.

A basílica foi edificada no Século XVI, em homenagem à Batalha de Ourique, tendo substituído uma igreja anterior, provavelmente edificada durante o Século XV.

Foi reconstruída no Século XVIII, e em 2019 iniciou-se um grande programa de restauro. O edifício inclui um núcleo museológico, o Tesouro da Basílica Real, onde são expostas várias peças sacras do concelho. Está classificada como Monumento de Interesse Público desde 1993.


 

Museu da Lucerna

O Museu da Lucerna abriu no ano de 2004 e oferece-nos uma coleção única de Lucernas de época romana (Século I-III d.C.), descobertas em 1994, na localidade de Santa Bárbara dos Padrões. Os milhares de lucernas trazidos à luz do dia durante os trabalhos arqueológicos, permitiram preparar e agora mostrar ao público um conjunto único desses utensílios de iluminação, decorados com os mais diversos motivos. Desde cenas da vida quotidiana ao universo mitológico da Antiguidade, passando por representações de animais a simples objetos. O Museu, para além das exposições temáticas e temporárias que oferece ao visitante, pretende ser também um centro de estudo de Lucernas.

 


 

Ermida de São Pedro das Cabeças

A ermida pertence ao grupo de sete capelas irmãs, que se avistam todas umas às outras: Senhora do Amparo, em Mértola; Senhora de Guadalupe, em Serpa; Senhora da Cola, em Ourique; Senhora do Castelo, em Aljustrel; Senhora da Saúde, em Martim Longo; Senhora da Piedade, em Loulé; Ermida de São Pedro das Cabeças, em Castro Verde e Senhora de Aracelis, em Castro Verde.

 


Centro de Educação Ambiental de Vale Gonçalinho
No Vale Gonçalinho, os visitantes encontram um conjunto de atividades didáticas e informações sobre os melhores percursos para observação e fotografia de natureza na Zona de Proteção Especial.
O Centro de Educação Ambiental disponibiliza também equipamento para alugar e um serviço de guias. Nas suas instalações, os visitantes encontram ainda exposições de produtos ambientais ou regionais, um centro de documentação e uma área para apoio a técnicos que realizam estudos científicos na região.

Pulo do Lobo

cascata do Pulo do Lobo ou simplesmente Pulo do Lobo é uma queda de agua (cascata) portuguesa que se localiza no Rio Guadiana a cerca de 18 km a norte de Mértola.

Com cerca de 4 m de altura, esta cascata é uma das mais altas quedas de água do sul de Portugal.

 


 

Moinho de Vento do Largo da Feira

Recuperado em 2003, pela Câmara Municipal de Castro Verde, o Moinho de Vento do Largo da Feira voltou a moer, depois de inativo durante mais de 60 anos. Com moleiro residente, pretende ser uma peça viva do conceito museológico que a autarquia desenvolve. As visitas podem acontecer sempre que o moinho se encontre a funcionar ou o nosso moleiro esteja por ali próximo. As visitas de grupo podem ser marcadas antecipadamente no Centro de Promoção do Património e do Turismo (junto ao Anfiteatro Municipal).


 

“A Dobadoira”

Associação de artesãos do Monte dos Viseus, retomou recentemente a sua atividade após um interregno de 12 anos. Fundada em 1998 por Maria José Silva, professora do 1.º ciclo do ensino básico, a Associação nasceu no âmbito da Área-Escola, disciplina que “integrava, na altura, o currículo escolar” e foi “uma tentativa de abrir a escola à comunidade” através da recolha, promoção e divulgação das diferentes expressões de artesanato tradicional.

Com sede nos Viseus, na antiga Escola Primária, atual Centro Comunitário, a Dobadoira conta já com 40 associadas.


 

Igreja De Santa Barbara dos Padrões

Templo maneirista construído entre os séculos XVI e XIX, assentando sobre os restos de uma pequena localidade cujo nome seria Arannis, um aglomerado romano nos séculos V ou VI d.C.. Apresenta uma planta longitudinal composta por uma nave, uma capela-mor e, adossadas, a capela de São Miguel, o batistério, duas salas de arrumos e a sacristia. No interior, tem um arco triunfal de volta perfeita assente em pilastras, ladeado por altares com retábulos de talha policromada e dourada.